Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de março de 2011

TUBERCULOSE

A tuberculose é um flagelo milenar. O conhecimento da dinâmica desta doença tem como marco a identificação do bacilo Mycobacterium tuberculosis por Robert Koch, em 1882. Com o advento da quimioterapia e índices esperados de cura de até 95% dos casos, houve uma euforia pela possível erradicação da tuberculose. Entretanto, três especificidades desta doença mundaram esta perspectiva - o bacilo vem sofrendo mutações para formas resistentes a múltiplas drogas, mais letais, que demandam um período mais prolongado de tratamento.  Do ponto de vista epidemiológico, verifica-se que um terço da população mundial carrega o bacilo de Koch podendo desenvolver a doença em qualquer época da vida e, finalmente, no curso da doença, os pacientes contaminam em média dez outros indivíduos.
Com o surgimento, em 1981, da síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA/AIDS), soma-se mais um fator a esse quadro preocupante observando-se, tanto em países desenvolvidos como em países em desenvolvimento, um crescente número de casos de turbeculose em pessoas infectadas pelo vírus da imunodeficiência adquirida (HIV). A associação AIDS/turbeculose é, hoje, um sério problema de saúde pública no mundo
A transmissão ocorre pela fala, espirro e tosse de um doente de tuberculose pulmonar bacilífero ao lançar no ar gotículas aerossolizadas contendo os bacilos que atigemo hospedeiro suscetível.











Bricks, Lucia Ferro
Atualidades em doenças infecciosas: manejo e prevenção/ Lucia Ferro Bricks, Maria Célia Cervi. - São Paulo: Editora Atheneu, 2005.











ANNIE ELLEN DE CARVALHO CUNHA

O SURPER DETECTOR DE MENOPAUSA












Mulheres reclama daquele calorzinho intenso que vem e vai em determinada altura da vida. Elas se chateiam se a vontade de transar já não é mais "aquela" e ficam desesperadas quando o sono vai embora sem ter nem mais e , sobretudo, se durante o dia há uma constante irritação , que ninguém sabe de onde veio. Nossa, essas mulheres são as que enfrentam os sintomas malvados da menopausa, que nada mais é do que uma mudança na vida das pessoas, mas que incomoda pra caramba.por volta dos 45 anos,a mulher pode começar a sentir alguns sintomas incômodos,como calor exessivo,insônia  e pouco apetite sexual.esses sinais podem ser p prenuncio de que a menopausa esta chegando.ate o momento,apenas o exame de sangue fazia o diagnostico certeiro,mas a boa nova é que diagnosticar a menopausa ficou muito mais fácil.Trata-se de um teste caseiro,semelhante aos exames de gravidez encontrados nas farmácias.vendido sob o nomecomercial de confirme menopause,ele detecta em 5 minutos a elevação da quantidade de hormônio foliculo estimulante FSH na urina,o que sinaliza o provável início do climatério.o produo ja esta no mercado brasileiro e custa,
em média,R$20.Em caso de resultado positivo,deve-se procurar  um ginecologista que pedirá exames complementares..

O PODER DA CURADRª,ALAUDE,ANO 2010PAG 18

  ISTOÉ  SAÚDE



ENFERMAGEM  II  NOITE

Elizete   Costa



ALIVIE A PRESSÃO


Hipertensão ou Pressão Altal,o barsil,nada menos do que 16milhões de pessoas sofrem de hipertensão.mantendo a pressão acima dos 140/90 recomendado a hipertensãonão controlada eleva o risco de  derrame celebral,ataques cardiácos,falência dos rins e ate perda de visão.
A boa noticia para essa pessoas que foi realizado em julho,revelaram a eficácia da droga telmisartan
como bloqueadora dos receptores da angiotensina,um hormônio que causa o estreitamentodos vasos
sanguíneos.
A grande vantagem deste medicamento em relaçãoaos remédios de ação similar seria sua duração prolongada Diferentementede controle  da pressão.outros anti-hipertensivos,o telmisatan proporciona o
controleda pressão por 24 hrs,de manhã a manhã,afirma o mídico todos os outros medicamentos dessa classe tinham um efeito limitado entre 5 a 15  horas.

DRº GIANFRANCO PARATI,DA UNIVERSIDADE MILANO-BICOCCA,NA ITÁLIA
REVISTA ISTÓE  ANO 2009,PAG.15


ENFERMAGEM  II  NOITE

Elizete  Costa


Enfermagem na UTI neonatal de transplates cardiáco neonatal









A atuação da enfermagem ´e fundamental.Ela é responsavel por toda cobertura.Está presente em todos os momentos.24 horas por dia,e é responsavel pela avaliação das mudanças ocorridas no estadoclínico do paciente.No hospitalde Loma Linda,cada bebê transplantado recebe o cuidado de 3 enfermeiras,durante as primeiras24/48 hrs.Nele, o trabalho da enfermagem e muito mais pratico do que  administrativo,e o enfermeiro deve estar habilitado por meio do certificado.
No pré-tranasplante é responsavel pela avaliação continua(verificar cor,temperatura,perfusão periferica,pulsos,sinais vitais)realizar a asculta cardiaca,monitoriza sinais de ICC,a cada 12 hrs realiza palpação do figado observa sinais de insuficiência cardiáca congestiva.É responsável por manter o paciente tranquilo,manter sua temperatura,corporal estável,monitorizar os sinais de infecção,oferecer suporte psicológico e incentivar o envolvimento dos pais.


DRª Raquel Nascimento,Divisâo de publicações de saúde ferreira e Silva,julho de 2009,pag.20


ENFERMAGEM   II  NOITE

Elizete  Costa

tecnologia agindo em favor dos mais necessitados

Que a tecnologia faz parte da vida de todos hoje e dia não e nunhama novidade, porém para alguns ela acaba se tornado muito mais indispensável do que se poderia imagina, como e o caso das pessoas que possuem necessidades especiais e utilizam do avanço tecnológico do mundo para viver melhor e se compararem a pessoas normais. não que os humanos que possuem necessidades especiais não sejam considerados pessoas normais, mais os cuidados extras que alguns necessitam acabam classificando-os de maneira diferente.

A tecnologia auxilia na criação, na locomoção e na emoção das pessoas que precisam apenas de um estimulo para não se considerarem diferentes. O avanço tem sido mais utilizado, o aprimoriamento das funções de cadeira de roda, elevadores de facil acesso, aparelho auditivo, mão e pernas mecanicas que ajudamos seres humanos a exercerem suas funções basta apenas usufruir da tecnologia oferecida e aproveita o melhor da vida.
POR: LUCICLEIA BARROS
II SEMESTRE 

Atualizar para praticar

Todos dias se ouve falar dos avanços tecnológicos que tem sido vasto em todos os campos .
No entanto para que se haja um acompanhamento dentro da área da saúde como em qualquer outra e nescessário uma busca por novos conhecimentos principalmente quando a vida esta em jogo .por isso como profissionaes da saúde precisamos estar ligados nos novos avanços tecnológicos.



Aluna :Lucicleia Barros
II Semestre

O QUE E COLPOS COPIA UM EXAMES DE TECLOLÓGIA MODERNO

 Colpos copia é um exame que permite visualizar a vagina e o colo do útero por meio de um aparelho chamado colposcópio. Esse aparelho permite o aumento de 10 a 40 vezes do tamanho normal.

O exame é realizado no próprio consultório médico com a paciente na mesa de exame. Após colocar o especulo vaginal, o médico examina o colo do útero com o colposcópio. Também é com o colposcópio que é examinada a vulva, e o nome desse exame é vulvoscopia.
  Preparo para a colpos copia e vulvoscopia
 As imagens obtidas pelo Colposcópio são de grande aumento, permitindo verificar pequenas alterações impossíveis de serem vistas a olho nu
Durante os colpos copia são usados produtos químicos e corantes para realce de áreas a serem examinadas.
O colpo copia não dói.
Esse exame é geralmente recomendado para mulheres que têm resultado anormal do exame de papanicolaou ou para aquelas que durante o exame ginecológico foi notada alguma alteração.
O colpo copia também é indicada quando é necessária uma biópsia do colo do útero ou quando há uma suspeita de papiloma vírus (HPV).


MANUAL DE CONTROLE DAS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSNMESSIVEL,17ED


ENFERMAGEM   II  NOITE

Elizete Costa




TRICOMONÍASE

Tricomoníase                      Na mulher, está doênça se localiza na vagina ou em partes internas do corpo; no homem, só nas partes internas.
                      Os principais sintomas da tricomoniase são: corrimento amarelado, ou esverdeado, com mau cheiro, dor durante o ato sexual, ardência e dificuldade para urinar e coceira nos orgãos genitais.
                       IMPORTANTE: Não perca tempo ao sentir alguns desses  sintomas.Vá logo ao médico,se tiver com tricomoniase seu parceiro também deve fazer os exames médicos. Apesar de graves, as doênças sexualmente transmissiveis, em sua maioria podem ser completamente curadas quando é feito o tratamento adequado.
                    TRATAMENTO: é simples, e fácil de ser curada,e não pode ter relação no periodo do tratamento, só se for se prevenindo usando os cuidados básicos com por ex: preservativo.




Raimunda Elineide Diógenes Colaço
Enfermagem: 2º semestre

Aprendendo sobre aids e doênças sexualmente transmissivéis
livro da familia
Ministério da saúde
Brasilia 2000
1ª ed.1998
2ª ed. 2000.                  

Assistência de enfermagem a pacientes submetidos ao transplante Hepatico















O transplante hepatico vem nos ultimo anos,se destacando como formade tratamento em pacientes graves
que necessitam deste tipode intervenção.vem acontecendo devido a melhores condições proporcionadas pelo avanço tecnologico e pelo desenvolvimento dos especializadoscom caracteristicapara o sucesso do transplantado.A utilização da ciclosporina no regime de imunossupressão no pós-operatorio de transplante hepático:a vida dos ptansplantados melhorou muito um processo relativamente novo,esperamos  que este estudos possa nortear a ssistência de enfermagem intensiva no pós-operatório desse paciente.



CHAPCHAP,P:CABEDO,M,T,FARIASL.S.Transplante  hepatico  São Paulo sarvier,1997 cap.72,p.6559-669

ENFERMAGEM   II   NOITE

Elizete  Costa

GONORRÉIA

Gonorréia masculina                   Está é  uma das mais comuns entre as doênças transmitidas sexualmente.Se, de dois a oito dias depois da relação sexual, o homem ou a mulher, começarem a sentir uma ardência e dificuldade ao urinar, provalvemente contraíram a gonorréia. Eles podem notar, também, um corrimento de cor amarelada ou esverdeada ou até mesmo com sangue, que sai atravês do pênis ,no caso do homem, ou pela vagina, no caso da mulher.
                  IMPORTANTE: nem todo corrimento é sintoma de doênça transmitida pelo ato sexual.Corrimento são comuns em todas as mulheres.Contudo, só o médico poderá fazer o diagnóstico correto e indicar   o tratamneto mais adequado.
                  Gonorréia é uma das  doênças mais simples de se curar; para que isto não aconteça com voçê,é só se prevenir usando preservativo.




Raimunda Elineide Diógenes Colaço
Enfermagem:   2º semestre.

Aprendendo sobre aids e doênças sexualmente transmissiveis
livro da familia
Ministério da saúde
Brasilia 2000
1ª ed.1998
2ª ed.2000.

EXAME DE PAPANICOLAOU COMPLETA 70 ANOS



O câncer de colo úterino é uma doença crônica,que pode ocorrer,aparte de mudanças intra-epiteliais e,
no período médio de cinco a seis  ano,se tranfomar em processo invasor.Contitui-se num problemade saúde pública mundial.No brasil,o câncer do colo uterino representa a segunda maior causa de morte por câncer entre as mulheres,sendo mais incidente,na região norte.
Este exame foi adotado par rastreamento,na década de 50,em vários países,pois identificada a lesões pré-cancerosas que,se tratadas,diminuem a incidencia de carcinoma invasor e consequentemente,a mortalidade pelo câncer do colo uterino.
Em abrilde 2008,por meio da Lei nº 11.664 esta segura a realização de exame citopatológico do colo uterino a todas as que ja tenham iniciado sua vida sexual,indepemdente da idade.
A contradilão necessaria parao surgimentodo câncer do colo do útero e infecção pelo papaloma vírus humano chamado HPV transmitido sexualmente,a prosmicuidade sexual,falta de higiene,inicio precoce da
atividade sexual estão relacionada a um maior risco de câncer do colo uterino.
Este tipo de câncer pode ser totalmemente ivitado atraves da realização periodica do exame preventivodo colo uterino,conhecido como teste de papnicolaou,um exame rapido,indolor e de baixo custo que,em 2009
completa 70 anos.


BRASIL.MINISTERIO DA SAÚDE.Prevençaõ do câncer do colo úterino:manual técnico.Brasiília.DF,2008


ENFERMAGEM   II   NOITE


Elizete  Costa

AIDS

                      A AIDS, é uma doênça, que pode ser transmitida atravês da pratica sexo vaginal, anal, oral,com pessoas infectadas, atravês do sangue contaminado ou da mãe infectada para o filho (antes, durante ou depois do parto).A AIDS pode atingir tanto o sexo femenino, quanto o masculino, e não depende de preferência sexual das pessoas.Ela é causada por um vírus,o HIV, que provoca uma destruição das defesas naturais do corpo, de forma que o organismo vai se enfraquecendo aos poucos, ficando sujeito a uma série de outras doênças.
                     Pessoas contaminadas podem permanecer meses ou anos sem apresentar quaisquer sinais de doênça e, no entaanto, são transmissores do HIV.
                     A AIDS, quando já está declarada, apresenta uma série de sintomas que são comuns a outras doênças como:
                    Cansaço permanente não relacionado a esforços físico;
                    Grande perda de peso sem explicação;
                     Febre;
                     Suor noturno e diarréia  frequente sem causa definida;
                     Inguas por todo o lado;
                     Féridas embranquiçadas na boca (sapinho);
                     Tosse seca persistente;
                      Manchas rouchas, ou rosadas na pele;
                    
    Por tanto, só o medico pode fazer o diagnóstico, levando em conta o tempo ou duração das queixas. A AIDS, não tem cura, precisa ser prevenida.

Raimunda Elineide Diógenes Colaço
Emfermagem: 2º semestre.

AIDS:Quanto mais cedo o tratamento,melhor

Estudos divulgados recentimente comprovam a importância de o vírus HIV começar a ser combatido,o mais cedo possível.As pesquisa confirmaram que quanto mais cedo o vírus for enfrentado,mais preservadas ficamas defesas e maior é a sobrevida dos pacientes.Os resultados puseram fim na polêmica gerada em torno do momento ídeal de se iniciar o tratamento.
Alguns especialistas argumentavam que o início do tratamento,antes do aparecimento dos sintomas,seria uma exposição desnecessária do paciente aos efeitos colaterais das drogas,Mas as descobertas mostraram que o tratamento precoce é  a melhor forma de proteger o sistema de defesa do organismo dos ataques do vírus.
Um dos principais alvos do vírus são as células CD-4,do sistema imunológico.O HIV utiliza-se dessas estruturas para se multiplicar,e  acaba destruindo-as no processo tiveram suas chances de sobrevivência.
ao fim do tratamento aumento em 94%
Já os que começaram a se tratar,tardiamente as chances eram apenas de 69%



REVISTA ISTOÉ:Médico Edimilsom Cardoso da Conceição Ano 2009,Pag.73



ENFERMAGEM II NOITE

Elizete  Costa



Primeira Fabrica de Insulina do País Tecnologia da UNB.












O Brasil terá a primeira fabrica de insulina da América Latina. localizada, no Distrito Federal,a fabrica produzira o hormonio,utilizando uma tecnologia desenvolvida pela Universidade de Brasília (UNB).


O investimento gira em torno de R$ 200 milhões,e vai permitir a produção anual de 800 quilos de insulina,podendo chegar a 1,5 toneladas,em dois anos.segundo o Ministerio da saúde,Jose GomesTemporão essa quantidade será suficiente para atender à demanda do produto no mercado Brasileiro e exportar para outros países.

Este é um fato não só importante para a saúde,mas também mostra a capacidade do Brasil de se juntar a um grupo restrito de países na fabricação deste material,Afirma o Ministerio.segundo ele,á capacidade

brasileira nos campos de ciência e tecnologia e inovação da produção.Temporão considera,ainda,a medida importante para a redução da dependência tecnológica do país.

Além do Brasil,apenas a Dinamarca,Alemanha e os Estados Unidos produzem Insulina..





Estagiaria de jornalismo paula Diniz,informação da secretaria de comunicação da UNB.

Pharmacia Brasileira -abril 2010 pag.60
 
 
ENFERMAGEM II  NOITE
 
Elizete  Costa

Primeira Fabrica de Insulina do País Tera Tecnologia da UNB

                                                                                            


Cresce o Consumo de Anabolizantes Entre os Jovens.

Os anabolizantes são geralmente usados por jovens para conseguir um ganho de peso rápido de massa muscular.como todo medicamento,tem contra indicações e efeitos colaterais,e o seu uso indiscrimenado pode acarreta sérias consequências negativa à saúde,como problemas hormonais,doenças do coração e câncer.
Muitas vezes,os jovens adquirem e utilizam esses  medicamentos como se fossem para tratamento de uma doença.Mas o objetivo,na verdade,é outro. Assim,consequem ludibriar os seus familiares,levando os produtos para casa e  colocando as suas vidas em risco.Tudo para deixar o corpo sarado.
Os efeitos do uso de anaboliozante,a médio e longo prazos,podemser catastróficos.



Pelo jornalista Aloisio Brandão,editor deste revista,e pela estagiaria de jornalismo Paula Diniz.
Fharmacia Brasileira -março/abril 2010


ENFERMAGEM  II  NOITE
Elizete  Costa

Sífilis congênita.

               É a sífilis que o bebê pega da mãe durante a gravidez.A mãe passa o micróbio pelo sangue,atravês da placenta, para seu bebê.
               O tratamento da sífilis é simples, barato e rápido.já o tratamneto da sífilis congênita é  complicado,castiga muito o bebê e é caro.
                Então, para evitar que o bebêr pegue sífillis, os medicos recomendam que toda gestante faça exames para sífillis.
                PENSE E LEMBRE: o pré natal é muito importante. É no pré- natal que a gestante faz o exame para saber se tem sífilis, e para descobrir se tem outros problemas.
                Toda gestante tem direito ao exame e tratamento para sífillis, gratuito, em serviços de pré -natal da rede pública de saúde.   
                 Lembre-se a sífilis tem cura , o quanto antes for diagnosticado.




Raimunda Elineide Diógenes Colaço
Emfermagem: 2º semestre

O que são doênças sexualmente transmissiveis DST.

                                               São doênças causadas por vírus, báctérias ou outros microbios e transmitidas, nas relações sexuais.Os sinais e sintomas das DST aparecem, principalmente em nossos
orgãos genitais, podendo aparecer também em outras partes de nosso corpo.O tratamento certo tem 
cura a DST, e evita passar a doênça para outras pessoas.










Raimunda Elineide Diógenes colaço
emfermagem : 2º semestre

Técnologia e Saúde - Aparelho do tamanho de uma moeda é capaz de detectar células cancerígenas

   Cientistas da universidade de Harvard, nos EUA, conseguiram desenvolver um aparelho do tamanho de uma moeda capaz de identificar células cancerígenas e o vírus HIV no corpo humano. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (28/03/2011), e sem dúvida representa uma grande esperança no diagnóstico precoce destas doenças – o que aumenta as chances de cura.
   A equipe responsável pelo aparelho é composta de um bioengenheiro de Harvard e um engenheiro aeronáutico do MIT. O invento é tão eficaz que é “capaz de identificar uma única célula cancerígena em uma amostra de sangue, permitindo que médicos consigam determinar rapidamente se o câncer se espalhou pelo organismo”, diz o comunicado.

   A ideia é que o equipamento ganhe uma versão de baixo custo para ser usado por médicos em países em desenvolvimento, para substituir os atuais – e caros - métodos de diagnóstico dessas doenças.
   O equipamento é uma evolução de uma versão anterior desenvolvida pelo bioengenheiro Mehmet Toner quatro anos atrás. Aquela versão usava sangue coletado de pacientes que circulada por milhares de pequenos tubos de silicone preenchidos com anticorpos que se prendem a células cancerígenas, prendendo-as.
   O trabalho do especialista em aeronáutica, Brian Wardle, foi conseguir que esses tubos se tornasse mais eficientes e aumentassem a eficácia do teste. Wardle é especialista em materiais avançados de nanoengenharia. A parceria rendeu a nova versão do aparelho, que usa nanotubos de carbono capazes de coletar células doentes oito vezes melhor do que a versão de quatro anos atrás.
   Essa “pesca” de células cancerígenas consegue detectar cânceres em seus estágios iniciais, quando eles ainda estão começando a se espalhar – nesse estágio as células começam a se espalhar pela corrente sanguínea. Das mortes causadas por câncer, 90% são causadas por cânceres que se espalharam para outros lugares do corpo”, diz Wardle.
   Os cientistas agora trabalham em uma adaptação do aparelho capaz de diagnosticar HIV. Testes estão sendo conduzidos em vários hospitais e uma versão comercial deve estar disponível nos próximos anos.

Por: Sâmara Mendes