Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Pneumonia

A pneumonia é uma infecção ou inflamação nos pulmões. Esta doença é muito freqüente e pode afetar pessoas de qualquer idade, constituindo no entanto os idosos o grupo de maior risco.
Pode ser causada por vários microrganismos diferentes, incluindo vírus, bactérias, parasitas ou fungos. Mais de metade de todos os casos de pneumonia é causada por bactérias e, destas, o pneumococo é o mais freqüente. Muitas vezes, a pneumonia evolui a partir de uma simples gripe ou constipação mal curada.
A pneumonia bacteriana clássica inicia-se de forma abrupta, com febre, calafrios, dores no tórax e tosse com expectoração (catarro) amarelada ou esverdeada por vezes com sangue à mistura.
Na maioria dos casos, as pneumonias tratam-se em casa, com antibióticos, mas o internamento hospitalar pode ser necessário, em particular quando o paciente é idoso.
No ano de 2007, mais de 34.000 pessoas foram internadas em Portugal com esta doença. A pneumonia foi a causa de morte de seis mil portugueses em 2006, de acordo com dados do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias.


Aparecida Seade
Acadêmica do 2° semestre de enfermagem

Diabete

Por algum motivo o pâncreas deixa de fabricar a insulina necessária para fazer a glicose entrar na célula e, assim, alimentá-la. Sem glicose as células ficam famintas e, começamos a sentir muita fome. Ao mesmo tempo, como a glicose não entra na célula, ela fica sobrando no sangue, o que faz com que transborde na urina, nos levando a urinar muito também e a sentir muita sede.
Algumas pessoas desenvolvem diabetes após doenças no pâncreas. Outras pessoas (a grande maioria) desenvolvem diabetes e não conseguimos descobrir a causa. Mas, sabemos que em qualquer das situações, o pâncreas não está funcionando corretamente. Seja não fabricando nenhuma insulina (diabetes insulino-dependente), seja fabricando pouca insulina ou uma insulina fraca (diabetes não insulino-dependente).
A diabetes é uma doença crônica. Ela não tem cura mas tem controle com o uso da medicação correta.

Aparecida Seade
Acadêmica do 2° semestre de enfermagem

Que é Informática em Saúde?




A Informática Médica ou Informática em Saúde (em Inglês Medical Informatics) é definida por Blois e Shortliffe (1990) como "um campo de rápido desenvolvimento científico que lida com armazenamento, recuperação e uso das informações, dados e conhecimentos biomédicos para a resoluções de problemas e tomada de decisão. A Informática Médica é o campo científico que lida com recursos, dispositivos e métodos para otimizar o armazenamento, recuperação e gerenciamento de informações biomédicas. O crescimento da Informática Médica como uma disciplina deve-se, em grande parte: aos avanços nas tecnologias de computação e comunicação, à crescente convicção de que o conhecimento médico e as informações sobre os pacientes são ingerenciáveis por métodos tradicionais baseados em papel, e devido à certeza de que os processos de acesso ao conhecimento e tomada de decisão desempenham papel central na Medicina moderna.


Aparecida Seade
Acadêmica do 2° semestre de enfermagem

Lúpus




Lúpus é uma doença rara, mais freqüente nas mulheres do que nos homens, provocada por um desequilíbrio do sistema imunológico, exatamente aquele que deveria defender o organismo das agressões externas causadas por vírus, bactérias ou outros agentes. No lúpus, a defesa imunológica se vira contra os tecidos do próprio organismo como pele, articulações, fígado, coração, pulmão, rins e cérebro. Essas múltiplas formas de manifestação clínica, às vezes, confundem o diagnóstico.
Lúpus exige tratamento cuidadoso por médicos especialistas. Pessoas tratadas adequadamente têm condições de levar vida normal. As que não se tratam, acabam tendo complicações sérias, às vezes, incompatíveis com a vida.


Aparecida Seade
Acadêmica do 2° semestre de enfermagem

Dengue



A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue.
A dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.


Aparecida Seade
Acadêmica do 2° semestre de enfermagem

Tabagismo


Tabagismo



Muitas pessoas fumam por prazer, por razões sociais, como por exemplo, pressão dos amigos ou simplesmente para satisfazer seu vício.Inicialmente, o hábito de fumar era comum somente entre os nativos das Américas do Norte e do Sul. Posteriormente, ele foi levado ao resto do mundo através do comércio e exploração das Américas.
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um problema de saúde pública global e a segunda maior causam de mortes no mundo. O total de mortes devido ao uso do tabaco já atingiu a cifra de cinco milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. No Brasil, cerca de 200 mil pessoas morrem anualmente em decorrência do cigarro, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).


Aparecida Seade
Acadêmica do 2° semestre de enfermagem

Álcool


Álcool



Álcool é mais prejudicial para a sociedade que crack e heroína, diz cientista inglês. Estudo leva em conta os danos individuais e às outras pessoas.
O abuso e a dependência do álcool causam problemas emocionais e sociais. Como o álcool afeta os centros emocionais no sistema límbico, os alcóolicos se tornam ansiosos, depressivos e até mesmo suicidas. Os efeitos emocionais e físicos do álcool podem contribuir para problemas conjugais e familiares, incluindo violência doméstica, bem como problemas relacionados ao trabalho, como faltas excessivas e fraco desempenho.
Embora o alcoolismo tenha efeitos devastadores no ambiente social e na saúde de uma pessoa, há tratamentos médicos e psicológicos para solucionar o problema.

Aparecida Seade
Acadêmica do 2° semestre de enfermagem

Gravidez


Gravidez



Entende-se por gravidez o período de crescimento e desenvolvimento de um ou mais embriões dentro do organismo feminino que normalmente tem duração de 39 semanas contadas após o último ciclo menstrual. Para que a gravidez ocorra é necessário que o óvulo seja fecundado por um espermatozóide e que estes sejam identificados pelo organismo materno. A gestação é avaliada por um profissional especializado na área, o ginecologista/obstetra. Este profissional para facilitar a avaliação e acompanhamento divide o período gestacional em três trimestres.
É recomendável que a gestante em toda a gravidez controle sua alimentação. Apesar de aumentar a fome e a ingestão de alimentos, a gestante deve controlar e dar preferência para alimentos naturais, evitando sal, alimentos gordurosos, frituras, massas, refrigerantes.



Aparecida Seade
Acadêmica do 2° semestre de enfermagem

Preservativo


Preservativo


Este é o método contraceptivo mais utilizado em todo o mundo, que ajuda não só no planejamento familiar como também reduz o risco de transmissão de diversas DSTs. É feito de látex ou poliuretano e geralmente vem já lubrificado, existindo em várias cores, aromas e tamanhos. Deve estar presente durante todo o ato sexual: deve colocar-se antes de iniciar a penetração e retirar-se depois da ejaculação, antes que o pénis perca a ereção. Os preservativos são usados há centenas de anos para prevenir a gravidez fazendo com que o esperma do homem não fique na vagina da mulher. Os preservativos também servem para prevenir doenças que se transmitem pelo esperma ou pelo contacto com secreções infectadas das áreas genitais, incluindo o VIH. A maior parte dos preservativos adapta-se ao pénis do homem.


Aparecida Seade
Acadêmica do 2° semestre de enfermagem

O que é enfermagem?

O que é enfermagem?

Enfermagem e a arte de cuidar e a ciência cuja essência e especificidade e o cuidar do ser humano, individualmente na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe, atividade de promoção, proteção, prevenção e reabilitação e recuperação de saúde.
A enfermagem e a ciência do cuidar. O cuidar na enfermagem tem um sentido bem amplo. Ele envolve o estado de saúde, de doença continua mesmo apos a morte. Então enfermagem e uma ciência do cuidado integrado do seres humanos. A enfermagem ser o homem em sua totalidade. Na proteção da saúde, ajudam a comunidade a cuidar da habitação.

Aparecida Seade
Acadêmica do 2° semestre de enfermagem

DIAGNÓSTICO DO VÍRUS DA FEBRE AMARELA

DIAGNÓSTICO DO VÍRUS


O diagnóstico é específico de febre amarela dependendo dos estudos histopatológicos, isolamento do vírus, demonstração de antígenos ou ácidos nucléicos virais ou respostas específicas de anticorpos. Nos primeiros cinco dias da doença, o vírus pode ser isolado do sangue, através de inoculação intracerebral de camundongo ou inoculação de culturas celulares de mosquito. Uma linhagem celular de A. pseudoscutellaris apresenta alta sensibilidade e um período de encubação curto, de três a seis dias, para a detecção do vírus utilizando a imunofluorescência com anticorpos poli ou monoclonais. O vírus isolado pode ser identificado através da reação de neutralização.


A RT-PCR ou a hibridização de ácidos nucléicos pode ser utilizada na detecção precoce do vírus diretamente nas amostras de sangue. Os antígenos virais ou complexos igM-antígeno no soro podem ser detectados por ensaios imunoezimáticos. A sensibilidade da reação de ELISA do tipo captura de antígeno apresenta sensibilidade de 70% e pode detectar vírus não infecciosos em amostras processadas de forma inadequada.


Métodos rorológicos para o diagnóstico de febre amarela incluem a reação de inibição da hemaglutinação (IH), fixaçãodo complemento (FC),neutralização, imunuoflorêscia indireta (IFI), ELIZA e radioimudoensaio.Em casos fatais, o exame hispatológico do fígado pode ser útil no esclarecinento do caso.




TRATAMENTO



O tratamento da febre amarela ainda é um suporte. Não está ainda bem determinado se a correção da hipotensão e dos distúrbios de letrólitos pode reverter o curso aparentimente inexorável de alguns casos de febre amarela. Alguns compostos com atividade antiviral in vitro contra o víus foram descritos, incluindo a ribavirina, que suprime a replicação viral in vitro em concentrações mais altas das que podem ser alcançadas in vivo. Os testes em macacos não demomstram





TRABULSI, Richard,ed.

Microbiologia / Editores Luis Rachid Trabulsi e Flávio alterthum. 5 ed. São Paulo: Atheneu, 2008



Ariane Cíntia Sales Mendes
Enfermagem II Semestre

Tecnologia & Saúde - Já ouviram falar sobre "KINECT"?

Kinect é um dispositvo utilizado para captar os movimentos das pessoas, e foi desenvolvido para diversão em jogos eletrônicos ou os famosos videogames.

Kinect.
   Você já tem um Kinect? Mais de dez milhões de pessoas no mundo já possuem um. A notícia não é tão recente, mas vale o reforço. O acessório cocriado pelo brasileiro Alex Kipman nos laboratórios da Microsoft tornou-se um verdadeiro fenômeno da tecnologia nos últimos meses.
Kinect captando os movimentos.
   Lançado no dia 4 de novembro do ano passado para o videogame Xbox 360, o Kinect que reconhece os movimentos do corpo nos games de Xbox 360, figurou nas principais listas de invenções tecnológicas de sucesso em 2010. A expectativa da Microsoft era a de vender pelo menos 5 milhões de unidades até o final do ano passado. Eles venderam mais de 8 milhões. Só para título de comparação, o PlayStation Move (concorrente direto da Sony, dadas suas devidas proporções) fechou o ano de 2010 com pouco mais de 3 milhões de kits vendidos para o PlayStation 3.
Médicos canadenses utilizando o Kinect para auxiliar nas operações.
   Você pode não acreditar, mas o Kinect já está em uso até mesmo na medicina. Médicos do Canadá têm utilizado o acessório do Xbox 360 para auxiliar nas operações de pacientes em tratamento de câncer. Basicamente o acessório serve para que os médicos possam “navegar” pelas imagens virtuais internas dos pacientes sem o uso de qualquer periférico tradicional, como o clássico combo mouse + teclado. Isso tem facilitado muito o trabalho dos médicos nas cirurgias uma vez que precisam apenas executar gestos simples com as mãos, economizando tempo na sala de cirurgia.


Fonte: G1
Por: Sâmara Mendes

COMA

O estado de coma,do jeito que é mais conhecido,é uma situação clínica que caracteriza-se por estar o individuo inconciente.Os sinais e sintomas do coma são a perda de conciência com caráter de reversibilidade dependendo da gravidade e do afastamento das causas geradoras.A maneira mais facil de se diagnosticar se a pessoa está em estado de como,além de observer-mos o fato qerador que justifique a perda de respostas com o meio do convivio.
O estado de como é uma situação grave e, portanto,deve o paciente ser encaminhado a uma unidade de tratamento intensivo para que possamos,mais perto,acompanhar os sinais vitais com uma queda ventilação pulmonar e controle da pressão.

REF: Clínica Medica,André Lomba-Olinda: Grupo Universo,2009.



ACADÊMICA:Lívia Moura Baú

TERÇOL


   É  a denominação empregada para o processo inflamatório das glândulas sebáceas existentes nas pálpebras. Os agentes etiólogicos mais comuns são os estafilococos. A seborréia (excesso de formação de secreção sebácea, a falta de higiene pessoal, uso de lentes de contato, uso de maquiagem poderão atuar como fatores de risco).
   Os sintomas são: dor, vermelhidão, coceira nos olhos afetados, irritação lacrimejamento, fotofobia, sensação de corpo estranho, hipersensibilidade, edema local e formação de uma ponta amarelada no olho.


Elcicléia Alvarenga
REf:Lomba ,Marcos,saúde total:clinica médica:diagnóstico,tratamento e prevenção,2006.

GLAUCOMA


            O glaucoma é uma perturbação na qual aumenta a pressão dentro do globo ocular, danificando o nervo óptico e causando perda de visão.
            Tanto a câmara frontal (anterior) como a traseira (posterior) do olho estão cheias de um líquido fino chamado humor aquoso. Normalmente, o líquido é produzido na câmara posterior, passa pela pupila para a câmara anterior e depois sai do olho através de uns canais específicos (canais de saída). Se a corrente de fluido for interrompida, geralmente devido a uma obstrução que evita que o fluido saia da câmara anterior, a pressão aumenta.
            Em geral, o glaucoma não tem uma causa conhecida. No entanto, por vezes afecta membros de uma mesma família. Se os canais de saída estiverem abertos, a doença denomina-se glaucoma de ângulo aberto. Se os canais estiverem bloqueados pela íris, a doença denomina-se glaucoma de ângulo fechado.
             O oftalmologista ou o optometrista podem medir a pressão na câmara anterior, chamada pressão ou tensão intra-ocular, utilizando um procedimento simples e indolor chamado tonometria. Normalmente, as medições que ultrapassam os 20 mm a 22 mm, indicam uma pressão elevada. Em alguns casos, o glaucoma surge mesmo quando as pressões são normais. Por vezes, devem ser feitas várias medições com o passar do tempo, para confirmar que se trata de um problema de glaucoma. Um exame com um oftalmoscópio (um instrumento utilizado para ver dentro do olho) pode revelar alterações visíveis no nervo óptico causadas pelo glaucoma. Por vezes, o especialista usa uma lente especial para observar.os canais de saída; este procedimento denomina-se gonioscopia.
O glaucoma provoca a perda da visão periférica ou pontos cegos no campo visual. Para determinar se esses pontos cegos existem, o especialista pede à pessoa que olhe em frente, para um ponto central, e que lhe diga quando consegue ver luz. O teste pode ser feito usando tanto um ecrã e um ponteiro como um instrumento automático que usa pontos de luz.



Bibliografia
Santos, Nívea Cristina Moreira
           Urgência e emergência para a enfermagem: do atendimento pré-hospitalar APH à sala de emergência/Nivea Cristina Moreira Santos.5ª ed.rev. e ampl.São Paulo: látria,2008



 Neuciane Pereira

CHOQUE ANAFILÁTICO



O choque anafilático é uma síndrome com reações em todo o organismo na qual a pressão arterial cai pelo menos 30mmHg abaixo de 120mmHg que correspondem ao valor normal.Essa queda dura mais de que 30 minutos e os orgãos e tecidos deixam de receber a adequada perfusão sanguinea tão necessária ao bom funcionamento do corpo humano.Nesse tipo de choque o volume sanguineo é normal, apenas esse sangue não consegue chegar ao destino,pois ocorre uma intensa vasodilatação com aumento da pressão arterial.
O paciente geralmente informa que é alergico,evitando assim impedir a ministração de substâncias que possam desenvolver alergia e consequentimente o choque.Os sintomas iniciais aparecem nos primeiros minutos após a administração de alérgeno e podem ser agitação ou topor,sensação de desmaio,dificuldade para respirar.O exame do aparelho cardiovascular mostra hipoten~são,pulso fino e traquicardia.

REF: Clínica Medica,André Lomba-Olinda: Grupo Universo,2009.



ACADÊMICA:Lívia Moura Baú

LEITE MATERNO: UMA RECEITA INCOMPARÁVEL


   A ciência modrena tem comprovado as inigualáveis vantagens do leite materno humano quando comparado o leite estraído de outras espécies animais como: vaca e cabra. O leite materno de fato é de longe o alimento mais apropriado à criança. O colostro, primeiro leite produzido pela mãe atua como laxante suave e é portador de fatores que estiumulam o desenvolvimento da flora intestinal contribuindo notavekmente para uma adequada atividade intestinal do bebê e é dotada de uma grande carga de anticorpos, capazes de promover a defesa da criança contra inúmeras doenças contagiosas.
   A receita do leite materno é de tal forma equilibrada que todos os seus ingredientes sõ encontrados na dose exata para suprir a necessidade do bebê. Ao compará-lo ao leite da vaca, por exemplo, verifica-se que contém menos caseína (uma proteína mais isso não confere vantagem ao leite da vaca), essa proteína presente no leite da vaca provoca a formação de coágulos proteicos que a criança normalmente tem dificuldade de digerir ou pode comprometer sua função intestinal. O leite da vaca contém maior concentração de minerais podendo acarretar uma sobrecarga do rins acarretando problemas futuros.
   Sabemos que o aleitamento favorece também a mãe, para o retorno do útero ao seu tamanho normal e de contrubiuir para a redução de processos hemorágicos após o parto, diminuindo a possibilidade de câncer nos seios. O aleitamento cumpre o papel fundamental de aprofundar a relação entre mãe e filhoe favorecendo o desenvolvimento de um sentimento de proteção e segurança no bebê.


Elcicléia Alvarenga


REf:Lomba ,Marcos,saúde total:clinica médica:diagnóstico,tratamento e prevenção,2006.

CELULITE


                   A celulite é uma infecção bacteriana extensa da pele e dos tecidos que se encontram por baixo dela.
                 A celulite pode ser causada por diferentes bactérias; a mais frequente é o estreptococo. Estas bactérias espalham-se rapidamente sobre uma ampla área porque produzem enzimas que impedem que os tecidos limitem a extensão da infecção. Os estafilococos, outro tipo de bactéria, também podem causar celulite, mas, em geral, numa área mais reduzida. Outras bactérias causam celulite após determinadas lesões, como as mordeduras de animais ou as lesões cutâneas ocorridas em água doce ou salgada.
                Em geral, a celulite desenvolve-se nas pernas. A infecção costuma aparecer depois de a pele ter sido danificada em virtude de uma lesão, ulceração, pé-de-atleta ou dermatite. As zonas da pele que incham devido a líquido exsudado (edema) são as mais vulneráveis. A celulite tende a recidivar nas cicatrizes cirúrgicas ou perto delas (por exemplo, na cirurgia das varizes). Contudo, podem também surgir em pele que não foi danificada.
               A infecção pode espalhar-se rapidamente e penetrar nos vasos linfáticos e na corrente sanguínea, depois do que se pode espalhar por todo o organismo.



 Bibliografia
Ganong, WF. Fisiologia Médica. 4 ed. São Paulo. Atheneu, 2006.




Neuciane Pereira
Enfermagem II semestre/2011