Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de abril de 2011

NOVA TECNOLOGIA DETECTA DOENÇAS CARDIACAS EM ALTA VELOCIDADE.


Foi projetado um novo scanner, capaz de oferecer imagens em alta definição do tórax na metade do tempo de um batimento cardíaco,o mesmo está sendo introduzido pelo Serviço Nacional de Saúde (NHS, na sigla em inglês) no Reino Unido para qualificar os diagnósticos de problemas cardíacos. O equipamento permite que os sinais da doenças cardiacas sejam detectadas pelos especialistas em tempo real já que antes os sintomas não eram identificados pelo método convencional. As informações são do jornal britânico The Times.

O aparelho gerar imagens 3D em alta definição, e é conhecido como 'Definition Flash', utiliza se da tomografia computadorizada (CT, na sigla em inglês)para fornecer as informações necessárias para o diagnóstico. Segundo os médicos, a tecnologia, além de não ser invasiva como a tradicional angiografia, pode ajudar a garantir que pacientes internados no hospital por dores no peito não corram riscos de sofrer ataque cardíaco quando estiverem em casa, após terem recebido alta.

REVISTA :ISTO É.

CÉLULAS DO FIGADO CULTIVADAS EM LABORÁTORIOS PODERÃO SER USADAS EM TRANSPLANTES.


Uma nova esperança para pacientes que sofrem de doenças hepáticas: cientistas alemães conseguiram cultivar células de fígado humano em laboratório com uma nova técnica bastante promissora.As células são cultivadas em matrizes biodegradáveis, uma espécie de esqueleto de plástico que imita o material fibroso do órgão.
Apesar de ser uma alternativa promissora para os pacientes que sofrem de doenças de fígado, a aplicação da técnica deve demorar. Para viabilizar um tratamento será preciso realizar vários testes clínicos,Segundo o cientista Mies há muito tempo a Medicina está em busca de alternativas que ajudem os pacientes com doenças de fígado no espaço de tempo entre a falência do órgão e a espera do transplante.Sabe se que a muito tempo as células hepáticas são cultivadas mas a finalidade agora é conseguir imitar o lóbulo de funcionamento do órgão. Pacientes com falência aguda do fígado (quando o órgão para de funcionar) podem recorrer ao uso de células de laboratório segundo Mies.
A cada dez pacientes nesse estado, nove morrem. "Nessas situações somos obrigados a tentar saídas mais ousadas. Foram alternativas assim que fizeram surgir a técnica de transplante", explica o especialista.

revista veja

Luvas


As luvas é um material necessário no equipamento de um profissional, principalmente na área da saúde.
Anos atrás não havia esse método de segurança e os profissionais tinham o contato direto das mãos com o tecido do paciente, como mucosas, secreções, etc. Com o surgimento da Luva o profissional ficou mais protegido, ele não mantem mais o contato direto com o paciente, evitando certos tipos de contaminação, seja pelo sangue contaminado, secreções e outros.



Aluna: Lucicléia Rodrigues Barros
Semestre: II Enfermagem

USP DESENVOLVE EXOESQUELETO ROBÓTICO


Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) desenvolvem um exoesqueleto robótico para pessoas com limitações nos movimentos dos braços,financiado pela FAPESP, o projeto visa a estudar o controle motor do braço por meio de um dispositivo robótico que simula as funções do membro humano.O objetivo é desenvolver um exoesqueleto para aplicar movimentos similares ao de um braço humano em uma órtese.
Órtese é um dispositivo aplicado externamente ao corpo que modificam os aspectos funcionais ou estruturais do sistema neuromusculoesquelético.
Para uma pessoa sem limitações físicas, levar alimentos ou um copo d’água à boca pode ser uma tarefa banal. Mas, para quem não possui os movimentos dos braços, essa ação aparentemente simples implica uma mudança radical de vida, que pode ser traduzida em mais independência, entre outros benefícios.
Sabe se que na maioria dos casos de deficiencia qualquer avanço é uma grande conquista,e felizmente a tecnologia aumenta a chance de pessoas com limitações a alcançarem a tão desejada autonomia.


REVISTA EXAME

Sutura


Com o avanço tecnológico a área da saúde foi beneficiada com a criação de outro equipamento, a Sutura ou seja Ponto Cirúrgico.
Onde o mesmo é usado por médicos cirurgiões ou por qualquer profissional da área, é utilizado para selar vasos sanguíneos e aproximar tecidos, ou seja ligar, suturar cirurgias ou certo tipo de ferimento.


Aluna : Lucicléia Rodrigues Barros
Semestre: II Enfermagen

Aparelho de (P.A)


O avanço tecnológico trouxe vários benefícios para todas as áreas do conhecimento. Uma das principais áreas que foi beneficiada com esses avanços foi a área da saúde.
Pois recebeu vários equipamentos tecnológicos, por exemplo o aparelho de (P.A). Antigamente não havia possibilidade de controlar e nem saber a pressão arterial de um corpo pois não havia meios para verificar, e por esse motivo muitas pessoas morriam. Com a chegada desse equipamento tudo ficou mais fácil pela possibilidade de saber a pressão arterial do corpo, e se for o caso controlar enquanto há tempo. Graças ao Aparelho de (P.A).


Aluna: Lucicléia Rodrigues Barro
Semestre: II Enfermagem

Aparelho do tamanho de uma moeda é capaz de detectar células cancerígenas

Cientistas da universidade de Harvard, nos EUA, desenvolveram um aparelho do tamanho de uma moeda capaz de identificar células cancerígenas eo vírus HIV no corpo humano e sem dúvida representa uma grande esperança no diagnóstico precoce destas doenças o que aumenta as chances de cura.
A equipe responsável pelo aparelho é composta de um bioengenheiro de Harvard e um engenheiro aeronáutico do MIT. O invento é tão eficaz que é “capaz de identificar uma única célula cancerígena em uma amostra de sangue, permitindo que médicos consigam determinar rapidamente se o câncer se espalhou pelo organismo”,
O equipamento é uma versão evoluida de uma versão anterior,onde utilizam se tubos de silicone preenchidos de anticorpos onde o sangue coletado do paciente
circula,tornando se assim possivel a pesca de células cancerígenas.Essa nova versão do aparelho é capaz de coletar celulas doente oito vezes maior que a versão antiga.


Revista eletronica de saúde publica

NA ERA DA BIONÁUTICA:AS TECNÓLOGIAS NA SALA DE CIRURGIA

Sabe-se que a tecnologia se supera a cada segundo, e isso também está em evidencia na área da saúde olhos, braços e cérebros eletrônicos,fazem do médico um bionavegante ,que em busca do aperfeiçoamento viaja pelo corpo humano em busca de caminhos mais certeiros e tratamentos menos evasivos, ou seja menos traumáticos para as cirurgias.
A informática e a robótica ,associadas é claro o conhecimento trazem novas esperanças,para a medicina moderna.A sala de cirurgia que antes era ocupada só pela equipe médica e de enfermagem agora conta um outro tipo de auxiliar, o robô .É meus caros o robô! . Ele não está sujeito à temida falha humana e a cada dia ganha mais autonomia. Pode ajudar o cirurgião a localizar um tumor, ou, no futuro, até substituí-lo, fazendo sozinho a operação. Há quem espere que um dia ele dispense, inclusive, a presença física do médico.