Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de maio de 2011

REVOLUÇÃO CARDIACA


Daqui a duas semanas, terá início no Brasil e em mais 67 centros do mundo a maior pesquisa já feita sobre um novo dispositivo que desobstrui artérias do coração bloqueada por gordura.
O implante, um stent, é uma espécie de mola colocada via cateter (sem cirurgia aberta) na artéria coronária, para abri-la e permitir o fluxo sanguíneo. A prótese é uma alternativa menos invasiva à ponte de safena.Depois de seis meses, quando o dispositivo já cumpriu sua função, ele começa a ser absorvido pelo corpo, diferentemente dos similares metálicos, usados hoje.
Agora, o novo estudo envolverá mil pacientes, sendo cerca de 50 brasileiros. Eles serão avaliados no Instituto Dante Pazzanese e no hospital Albert Einstein, em São Paulo, e no Instituto do Coração do Triângulo Mineiro, em Uberlândia (MG).
"Se a pesquisa comprovar que ele pode substituir os stents metálicos, teremos a nova revolução da cirurgia cardíaca", diz Alexandre Abizaid, chefe da seção de intervenções em coronárias do Instituto Dante Pazzane.

Vanessa Barato
Enf II Noturno

CRIANÇAS SUPER PODEROSAS !!!! TECNOLOGIAS PARA PREMATUROS


Para quem pensa que super heróis não existem,crianças prematuras provam o contrário e deixam em evidência seus super poderes quando o assunto e sobrevivencia,é claro que elas contam com um aliado muito importante, as novas tecnologias que as auxiliam, mas que de forma alguma tiram seus mérito na luta pela vida.
Com o crescente avanço da medicina intensiva neonatal, a recuperação de crianças nascidas antes da hora esperada por pais e médicos tem sido de grande sucesso. Vida normal e infância saudável já são realidades possíveis para esses bebes considerados frágeis ao nascer.
Se, por outro lado, a criança precisar ser mantida no hospital, a dedicação dos pais muitas vezes reforça os laços familiares. O contato permanente com o bebê e com a equipe que o está tratando gera informação o tempo todo, deixando as famílias mais esclarecidas sobre o assunto.

Vanessa Barato
Enf II Noturno

TECNOLOGIA FAVORECE A INCLUSÃO SOCIA L DE CADEIRANTES


Já que estamos na era da tecnologia,porque não usarmos tal ferramenta para a inclusão social.O cadeirante muitas vezes perde o direito de ir e vir que é assegurado ao individuo por lei, por falta de acessibilidade. O deficiente precisa ter uma boa qualidade de vida e acima de tudo Seus direitos respeitados, a tecnologia social tá fazendo sua parte colocando no mercado produtos com materiais cada vez mais leves e resistentes, melhorando desempenho e durabilidade dos produtos. As cadeiras de rodas atuais, por exemplo, são desenvolvidas de acordo com as necessidades de cada paciente. Já é possível, inclusive, fazer a compra pela web informando apenas alguns dados como comprimento e largura do assento, ângulo de inclinação, tipo de pedal e de rodas, entre outros. É importante que o deficiente faça uma avaliação médica antes de adquirir qualquer tipo de produto. E como nós, estamos nos comportando diante a inclusão social? Será que estamos fazendo nossa parte,ou simplesmente fechamos os olhos e seguimos em frente?

Vanessa Barato
Enf II Noturno

MICROSCÓPIA ESPECULAR DE CORNÉA (MEC)


É um exame realizado por computador e mede a curvatura da superfície corneana. Esta avaliação é indispensável para adaptação de lentes de contato e cálculo do cristalino artificial (lente intraocular) a ser implantado durante a cirurgia de catarata.

Vanessa Barato
Enf II Noturno

O IMPACTO DA INTERNET NA ARÉA DA SAÚDE


É difícil desprezar a importância do impacto da Internet sobre as mais diversas áreas de atividade.E o que pensar da internet na aréa da saúde ? Até que ponto as pessoas trocam uma visita a um especialista, por um site que forneçam informações para determinada patologia?
Por ser acessada individualmente, pode responder a dúvidas específicas, oferecendo a informação sobre medida, com o grau de profundidade que o usuário procura. A advertência é pela busca em páginas com informações confiáveis.
As pessoas acreditam nos valor da informação da Internet, considerando-as “altamente valiosas”, embora alguns deles se declarem cautelosos, classificando as informações como “relativamente valiosas”.
“As novas tecnologias vêm ajudando as pessoas a conhecer mais sobre a própria saúde e tomar decisões informadas, entretanto, é preciso se certificar de que as informações encontradas são corretas”, alerta David McDaid, pesquisador da London School of Economics, completando que é necessário conferir as fontes para atestar a qualidade do conteúdo.
Proucure um especialista,nada substitue o talento.

Vanessa Barato
Enf II Noturno

BISTURI PODE CURAR UM CORAÇÃO PARTIDO


Uma nova tendência surge na aréa da cirurgia plástica, a realização de plásticas como forma de vingança contra os ex-maridos,parece fantasioso mas sim essa vingança existe mesmo, e esta nova forma de recomeço esta sendo apelidada de "cirurgia da vingança". E saiba que as mulheres a adotar tão modernas técnicas são as britânicas,sim elas mesmas! Muitas mulheres desse grupo admitem que se submetem a diversos procedimentos cirúrgicos para surpreender ou para mexer com os brios do ex-companheiro.Antigamente, para se reinventar ou fazer aumentar a sua auto estima, as pessoas mudavam o corte do cabelo, passavam por dietas a fim de perder peso ou renovavam as peças do guarda-roupa,hoje se submetem a técnicas cirúrgicas altamente avançadas para alcançar a tão sonhada vingança.
Inovador ou não, mais uma vez a tecnologia aliada ao bem estar feminino lançam tendências.

Vanessa Barato
Enf II Noturno

IMAGENS TRIDIMENSIONAIS FACILITAM IMPLANTES


A maioria dos brasileiros sofrem com a falta da segunda dentição,isso ocasiona um certo desconforto pois a necessidade de um bom sorriso não se resume só á estética essa falta de dentição pode ocasionar sérios problemas de saúde que vão de dores de cabeça até a problemas digestivos.
A introdução dos implantes na odontologia trouxe grandes benefícios para quem sofria com a ausência dos dentes.Além dos implantes, as próteses também passaram por reformulações. O Neoshape é o sistema desenvolvido pela Neodent que possibilita ao dentista obter próteses personalizadas com uma resolução estética naturalmente perfeita.A nova tecnologia é toda digital. Os especialistas conseguem planejar na tela do computador de forma tridimensional todos os detalhes estéticos e funcionais da prótese.


Vanessa Barato
Enf II noturno

NOVAS TECNOLOGIAS CONTRIBUEM PARA O TRATAMENTO DO CANCER NA PELE


Caros amigos,nossa pele tá pedindo socorro.Precisamos urgentemente fazer do protetor solar um aliado,usa-lo como usamos o celular,o batom, transformando ele em acessório de luxo em nossas bolsas garantindo assim uma proteção extra pra essa tão sofrida parte do nosso corpo. O dermatologista Reinaldo Torvo Filho aconselha á procura de um dermatologista quando notarem o aparecimento de pintas suspeitas, escuras, de bordas irregulares, acompanhadas de coceira e descamação.A antecipação do diagnóstico possibilita um tratamento preventivo, que evite o aparecimento do câncer de pele.
O tratamento e a prevenção do câncer de pele têm no desenvolvimento tecnológico um aliado importante. As mais recentes descobertas, devido às novas pesquisas científicas, são a radiotecnia e a dermatoscopia digital. O benefício dos avanços tecnológicos aplicados aos tratamentos dermatológicos foi debatido durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que aconteceu em Curitiba.
A radiotecnia permite a identificação do linfonodo sentinela, permitindo visualizar um tumor precocemente.
A dermatoscopia digital é uma nova tecnologia que permite avaliar as pintas e a identificação antecipada das que podem se tornar um câncer de pele no futuro.
O avanço de cancer de pele é preocupante,faça sua parte não esqueça de proteger sua pele com o uso de protetor 70%.

Vanessa Barato
Enf II Noturno

A EUROPA HABITADA POR GIGANTES

Em 1932, trabalhadores de uma construtora de estradas estavam cavando próximo ao Coliseu, em Roma, quando um deles atingiu um objeto duro. Tratava- se do crânio e da presa de um elefante. No decorrer dos anos, cerca de 140 restos fossilizados de elefantes foram descobertos em Roma e em suas proximidades. O primeiro caso foi confirmado no século 17.
Pensava-se que os ossos fossem de elefantes importados para a Roma antiga ou dos trazidos à Itália por Aníbal, general cartaginês. G. B. Piancini, padre e professor ciências naturais em Viterbo no século 19, questionou essa ideia. Visto que os ossos foram encontrados principalmente em depósitos aluviais, ele chegou à conclusão de que eram de animais que morreram em outra parte e foram levados àquele local por enchentes.
Muitos fósseis de elefantes encontrados na Itália não são das espécies que existem hoje. São de uma espécie extinta chamada Elephas antiquus, ou elefante-antigo. Esses animais tinham presas quase retas e podia atingir a altura de 5 metros ao nível dos ombros.
O registro fóssil indica que houve uma época em que eles existiam por toda a Europa, assim como os mamutes. Na maioria das vezes, fósseis de elefantes são encontrados em leitos fósseis com restos de outros animais, incluindo de alguns inimigos naturais.