Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de maio de 2011

Tecnologia em Saude


o termometro de mercurio e utilizado para verificar a temperatura de sistema. Ele consiste bàsicamente de um tubo capilar (fino como cabelo) de vidro, fechado a vácuo, e um bulbo (espécie de bolha arredondada) em uma extremidade contendo mercúrio.O mercúrio, como todos os materiais, dilata-se quando aumenta a temperatura. Por ser extremamente sensível, ele aumenta de volume à menor variação de temperatura, mesmo próxima à do corpo humano. O volume do mercúrio aquecido se expande no tubo capilar do termômetro. E essa expansão é medida pela variação do comprimento, numa escala graduada que pode ter uma precisão de 0,05 °C. É dessa forma, pela expansão do líquido, que observamos a variação da temperatura em geral.TATIANA SILVA.

ALGUMAS CURIOSIDADES



De acordo com os dados ao lado, somos vistos em algumas partes do planeta! Que alegria poder compartilhar nossas informações com outras pessoas! Construir o conhecimento é uma árdua tarefa, pois recebemos muitas informações ao longo de nossa formação, mas se faz necessário aplicá-las, transformá-las em conhecimento!
Obrigado a todas as pessoas que visitam o nosso blog! Qualquer comentário particular envie para enf2011iespes@gmail.com Aguardamos o o seu e-mail!

TECNOLOGIA E SAÚDE


Tecnologia e Saúde


O aparelho utilizado para medir a pressão arterial e chamado esfigmomanômetro, onde tem como obetivo a verificaçao da pressão sanguinea do nosso corpo. A medida que o sangue sobre as paredes das arterias, dependendo da força dqa construçao do coraçao, da quantidade de sangue e da resistencia das paredes dos vasos e chamado Presaão Arterial.A Pressão Arterial de um indivíduo varia de acordo com vários fatores tais como a idade, o estado emocional, a temperatura ambiente, a posição postural (em pé, deitado, sentado), estado de vigília, ou sono e com uso de drogas se fuma ou bebe, se pratica alguma atividade fisica etc. TATIANA SILVA

IESPES 10 ANOS


Neste ano, o IESPES comemora 10 anos de atuação na área educacional na cidade de Santarém, situado no Oeste do Pará. Inovando com criatividade e qualidade, se tornou nestes 10 anos uma referência em educação em todo o Estado.


O IESPES vem crescendo sempre mais... O vestibular do IESPES é concorrido por pessoas de todo o Estado, vindo candidatos de cidades circunvinhas, bem como da capital para estudar neste instituto que oferece cursos de Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Administração, Curso Tecnológico em Redes de Computadores, Gestão Ambiental, Jornalismo, Pedagogia, Produção multimídias, Processos gerenciais, Turismo, Filosofia e Ciências da Religião.


O município de Santarém, berço do IESPES, é cercado de muitas belezas naturais sendo um celeiro de conhecimentos para nossos acadêmicos. O município abriga vários projetos, os quais destaco aqui o Projeto Quilombola e o Projeto Interdisciplinar. Projetos que visam o aprendizado de nossos acadêmicos que colocam na prática o que aprendem na teoria em sala de aula.


Santarém, assim como o IESPES, vem crescendo a cada ano, tornando-se um pólo educacional contando com várias instituições de ensino superior e atraindo o olhar do Brasil para o norte do país. Vários palestrantes renomados já estiveram em nossas terras tapajônicas, como: Dra. Manolita (SP), Celso Antunes, Pedro Demo e tantos outros que acreditam que um país se fortalece através da educação de seus cidadãos.


IESPES sempre inovando e buscando qualificar ainda mais seus cursos e trabalhando para implantar novos cursos como o de odontologia que em breve fará parte da nossa grade de cursos. Venha para o IESPES, aqui o ENSINO É SUPERIOR!!!

COLONOSCOPIA




É um exame que tem por objetivo a inspeção dos cólons (intestino grosso). Um aparelho flexível, cujo diâmetro é em torno de 1 cm, será introduzido pelo ânus e seguindo o intestino grosso, progride até o íleo terminal (junção do intestino grosso e delgado). O exame é na maioria das vezes rápido (15 min) e indolor. Você receberá no inicio do exame, sedação endovenosa (injeção de diazepínicos), e provavelmente ficara um pouco sonolento. Se necessário, durante o exame, você receberá mais medicação. Para um exame completo dos cólons, precisamos injetar grande quantidade de ar, que pode dar a sensação de distensão abdominal. A maior parte deste ar será retirada em antes do termino do exame.
Para o sucesso do exame é importante que o colon esteja limpo, livre de qualquer resíduo. Uma vez que a lente do aparelho é muito pequena
(em torno de 2 mm), qualquer resíduo pode impedir totalmente a visão e portanto, a realização do exame.
Acadêmica: Iamily Cavalcante
VIDA e SAÚDE. Sâo Paulo: Ed. Março, n 4, 2011

COLPOSCOPIA





É um exame que permite visualizar a vagina e o colo do útero através de um aparelho chamado COLPOSCÓPIO. Este aparelho permite o aumento de 10 a 40 vezes do tamanho normal.
O exame é realizado no próprio consultório médico com a paciente na mesa de exame. Após colocar o espéculo vaginal o médico examina o colo do útero com o colposcópio.
Ele funciona como um microscópio e não entra em contato ou é colocado dentro da paciente. O médico olha através dele, a cerca de 30 cm da superfície que está sendo examinada. Durante o exame, são pincelados líquidos reagentes, que revelam as alterações destas superfícies e são feitas fotografias para que seu médico possa ver as alterações descritas da mesma forma que nossos examinadores
Acadêmica: Iamily Cavalcante
VEJA:Sâo Paulo:Ed.Maio,n 235,2010