Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de maio de 2011

COLPOSCOPIA


O trabalho de combate ao câncer do colo do útero, este é um aparelho de grande dimenção que pode detectar lesóes do colo do útero.O exame ginecologico e de rotina é iniciado com uma conversa com a paciente sobre possíveis queixas e sobre sua historia ginecologica, sexual e obstetra.
Conhecer a paciente por completa ajuda muito no reconhecimento
de problemas que muitas vezes irão aparecer no futuro.
O exame físico é a proxima etapa e é composto pelos exame das mamas, do abdomem, e dos genitais.
Mais conhecido como papanicolau ou exame de prevenção, muitas vezes por vergonha falta de acesso, medo ou preconceito,as mulheres colocam a sua saúde em risco não realizando este exame tão simples.
É um exame de extrema importância, pois a análise das células coletada permite a indentificação de doenças que pode ser curadas com tratamento adequado e a prevenção ao aparecimneto de câncer nessa região.


REFERÊNCIA: CTI
ATENDIMENTO E CUIDADOS DE ENFERMAGEM.
4ª ED. 2010

ALUNA: Raimunda Elineide Diógenes Colaço
2º semestre Enfermagem

TERMÔMETRO DIGITAL


Os termômetro digitais são instrumentos amplamente utilizados em empresas destinados a medir temperatura em processos e produtos diversos que não necessita de uma medicação constante, apenas esporadica.
Os termômetro digitais em geral podem ter aplicação industrial ou não para monitoração constante e precisa das temperaturas de determinados equipamentos que sejam esses sensiveis a alteraão de seu funcionamento, em função de sua temperatura e ou ambiente que necessita de cuidados com a temperatura a exemplo disso temos a conservação.
O termômetro é usado para medir a febre e um aparelho de grande importância para a vida e com cinco minutos ele pode lhe dar o resultado com maior precisão.


Referênca: CTI (ATUAÇÃO, INTERVENÇÃO,DE ENFERMAGEM)
2ª ED. REVISTA E ATUALIZADA.2009

ALUNA: Raimunda Elineide Diógenes Colaço
2º semestre de Enfermagem

BALÃO INTRA-AÓRTICO



Trata-se de um dispositivo utilizado para a assistência circulatória mecânica, quando ocorre falência de ventrículo esquerdo no perioperatório. É indicado no caso de arritmias cardíacas pós-infarto, choque cardiogênico e complicações como infarto agudo do miocárdio (IAM). Como efeito, o balão intra-aórtico (BIA) reduz a pós-carga e aumenta a perfusão miocárdica na diástole, o que resulta em aumento do débito cardáco.
O BIA é um instrumento de assitência circulatória mecânica de contrapulsação. Sua atuação é essencial na redução da pós e da pré-carga do ventrículo esquerdo (VE), levando a um incremento do débito cardíaco e, consequentemente, a uma diminuição da congestão cardiopulmonar.
É indicado para pacientes que desenvolvem choque cardiogênico por falência de VE, para aqueles submetidos a angioplastia transluminal coronariana (ATC) de alto risco, para quem apresenta angina pós-infarto e instabilidade hemodinâmica e para pacientes que aguardam o transplante cardíaco. Dentre as principais contraindicações para uso do BIA, podem-se citar insuficiência aórtica grave, aneurisma de aorta e doenças vascular periférica.
O BIA é composto por dois componentes, o CATETER BALÃO e o CONSOLE ESPECÍFICO PARA A CONTRAPULSAÇÃO.


ANNIE ELLEN DE CARVALHO CUNHA


ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA: PRÁTICAS E VIVÊNCIAS/ RENATA ANDRÉA PIETRO PEREIRA VIANA, IVETH YAMAGUCHI WHITAKER...( et al). PORTO ALEGRE: Artmed, 2011.

ELETROENCEFALOGRAMA EEG



Determina a ausência de atividade elétrica cerebral. Existem limitações, como o surgimento de interferências-artefatos-em ambientes como as UTIS, bem como a persistência de atividade elétrica residual em alguns pacientes.
Uma vez diagnosticada a ME, deverá seguir a manutenção prolongada do corpo por meio de ventilação mecânica e outras medidas, objetivando a doação de órgãos. Para tal, o enfermeiro de terapia intensiva deve ter conhecimento das alterações fisiopatológicas decorrentes da ME, para que, junto à equipe multidisciplinar, conduza o manuseio adequado, pois a perfusão inadequada de órgãos e tecidos constitui grande empecilho para o êxito nos transplantes.
Dessa forma, os potenciais doadores são cadáveres nos quais a manutenção da estabilidade dos parâmetros hemodinâmicos é fundamental para assegurar adequada perfusão e oxigenação aos órgãos que serão extraídos. A morte encefálica é um processo complexo, consequência de uma catástrofe ao sistema nervoso, decorrente de processo de elevação da pressão intracraniana (PIC) e falha dos mecanismos de manutenção da perfusão cerebral, que alteram a fisiologia dos sistemas orgânicos, englobando uma série de alterações neuro-hormonais que levam à disfunção múltipla dos órgãos.


ANNIE ELLEN DE CARVALHO CUNHA



ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA: PRÁTICAS E VIVÊNCIAS/ RENATA ANDRÉA PIETRO PEREIRA VIANA, IVETH YAMAGUCHI WHITAKER...(at al). PORTO ALEGRE: Artmed, 2011.

DRENOS



Os drenos de feridas são utilizados com o intuito de manter um canal para drenagem de líquidos (pus,bile,sangue ou outros), para que estes não se acumulem na ferida. Os drenos se apresentam de várias formas: achatados, como o de penrose, tubulares, com perfuração única ou múltipla ao longo de sua extensão. Os sistemas de drenagem podem ser abertos (eliminam secreções para dentro dos curativos ou coletores específicos) ou fechados (drenam secreções para frascos coletores). A realização de curativos dos drenos deve ser efetuada, pelo menos, a cada 24 horas, ou de acordo com a necessidade.
A solução ou cobertura de escolha depende das características da secreção, da localização e da etiologia da inserção do dreno.




ANNIE ELLEN DE CARVALHO CUNHA


ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA: PRÁTICAS E VIVÊNCIAS/ RENATA ANRÉA PIETRO PEREIRA VIANA, IVETH YAMAGUCHI WHITAKER... (et al). PORTO ALEGRE: Artmed, 2011.

ELETROCARDIOGRAFIA



Os fenômenos elétricos que ocorrem durante a ativação miocárdica propagam-se pelos meios condutores que circundam o coração e determinam, na superfície corporal, diferenças de potencial que são passíveis de registro pelos eletrocardiógrafos.
O eletrocardiograma(ECG) é o registro gráfico da atividade elétrica do coração. A propagação do impulso elétrico através do coração produz correntes elétricas fracas ao longo de todo o corpo, que podem ser detectadas e amplificadas pela máquina de ECG e registradas em papel gráfico. O ECG é registrado em papel gráfico, na velocidade (linha horizontal) de 25mm/s, ou 1mm a cada 0,04 segundos. A amplitude (linha vertical) das inscrições no ECG é mensurada em miliVolts, e a duração das inscrições, em segundos.
Cada fase do ciclo cardíaco é representada por ondas específicas que são captadas e registradas em um traçado de ECG. Os traçados podem ser observados em um papel ou monitor . A atividade elétrica é captada por um conjunto de eletrodos colocados em pontos específicos sobre o corpo.
O eletrocardiograma é um recurso gráfico capaz de indicar alterações do miocárdio, como nos casos de doenças das artérias coronárias, hipertensão arterial, cardiomiopatias, doenças metabólicas e alterações eletrolíticas, além dos efeitos tóxicos ou terapêuticos de drogas e próteses. Trata-se de um exame complementar seguro, acessível, de baixo custo e de excelente reprodutibilidade.
O ECG realizado em situações patológicas ou mesmo para uma avaliação cardiológica de rotina pode ser útil para comparação futura.



ANNIE ELLEN DE CARVALHO CUNHA




ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA: PRÉTICAS E VIVÊNCIAS/ RENATA ANDRÉA PIETRO PEREIRA VIANA, IVETH YAMAGUCHI WHITAKER...(et al). PORTO ALEGRE: Artmed, 2011.

APARELHO DE URINA AUTOMATIZADO


É um aparelho semi - automatico desenvolvido para medir fotometricamente a tira de urina com rapidez e confiabilidade.
Seu software amigávél e seu carregamento contínuo das tiras asseguram a realização de até 500 teste/hora, sendo ideal para laboratórios com rotinas médias.
A impressora é integrada e fornece ao operador impressões automaticas dos laudos. O aprarelho ainda alerta o operador sobre resultados alterados facilitando a identificação de amostras patologicas.
O aparelho pode ser acoplado a um leitor de código de barras e é facilmente conectado, via RS232, ao sistema de gestão da imformação do laboratório.


REFERÊNCIA: LABTEST MULTIPLA SOLUÇÕES PARA SEU NEGOCIO.
SAC ( SERVIÇO DE APOIO AO CLIENTE)

ALUNA: Raimunda Elineide Diógenes Colaço
2º semestre de Enfermagem.